brasília: 61 3327-9889   |  são paulo: 11 2619-0618

adm.midiaeconexao@gmail.com

Metrópoles: Câncer de pulmão: saiba sinais da doença que matou Aracy Balabanian

Câncer de pulmão pode evoluir sem apresentar sintomas. Prevenção inclui evitar hábitos ruins como o tabagismo

Reprodução
Aracy Balabanian de blusa azul sorrindo - Metrópoles

A atriz Aracy Balabanian morreu nesta segunda-feira (7/8), aos 83 anos, em razão de um câncer de pulmão. Diagnosticada com a doença no fim do ano passado, ela estava internada no Rio de Janeiro para um tratar o tumor, mas não resistiu.

O sinal que levou a atriz ao diagnóstico de câncer foi um derrame pleural. De acordo com a oncologista Janice Farias, do Centro de Câncer de Brasília, esta é uma das consequências mais comuns de tumores nos pulmões, mas costuma aparecer quando o caso já está avançado.

“A pleura é uma membrana que cobre os pulmões. Nos pacientes com câncer, é comum acumular líquidos na pleura, o que levar a dores fortes no peito e dificuldade para respirar”, explica a especialista. Ela acrescenta que nem todos os casos de derrame pleural são de câncer, mas é sempre importante investigar essa hipótese.

População de risco

A oncologista alerta que o câncer de pulmão muitas vezes evolui de forma assintomática até que ser descoberto. Por isso, Janice aconselha que fumantes e ex-fumantes façam exames anuais de imagem dos pulmões.

“Fumar é o maior fator de risco. Cerca de 80% das pessoas que morrem de câncer de pulmão são tabagistas. Por isso é importante evitar todas as formas de cigarro, inclusive os vapes, que estão associados a sérios comprometimentos respiratórios”, completa a médica.

Além dos tabagistas, pessoas que tiveram contato com o gás radônio, com materiais feitos de amianto e que têm parentes que apresentaram casos de câncer de pulmão, também devem realizar exames de imagem dos pulmões periodicamente.

Sintomas do câncer de pulmão

Janice enumera alguns sintomas que devem ser investigados caso estejam se manifestando de maneira persistentes:

  • Tosse por mais de 4 semanas;
  • Dor no peito constante;
  • Sensação de falta de ar;
  • Cansaço constante.

Fonte: Metrópoles

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
Alô Brasília: Desparasitação: saiba quando fazer!

As férias estão aí e haja programação! Depois de praia, piscina, passeios e parquinho vem a dúvida: como está a saúde do seu filho? Especialistas recomendam fazer a desparasitação nesse período pós férias. Não é de hoje que o termo desparasitação está em alta. Mas, o que é isso? De

leia mais »