As férias estão aí e haja programação! Depois de praia, piscina, passeios e parquinho vem a dúvida: como está a saúde do seu filho? Especialistas recomendam fazer a desparasitação nesse período pós férias.
Não é de hoje que o termo desparasitação está em alta. Mas, o que é isso? De acordo com a farmacêutica e CEO da Quality farmácia de manipulação, esse processo consiste na eliminação de parasitas que estão no corpo humano com o objetivo de prevenir infecções e melhorar a saúde em geral.
O nutricionista Omar de Faria Neto explica que os protocolos de desparasitação para tratamento e controle, normalmente consistem em uma avaliação médica para orientar um diagnóstico adequado e medicação específica para a eliminação da infestação. “Ainda, pode ser feito um ajuste na dieta, já que com a alimentação equilibrada pode auxiliar no processo de eliminação de parasitas e a orientação de adoção de medidas de higiene rigorosa, tanto pessoal quanto ambiental, que deve ser mantida durante e após o tratamento com o objetivo de evitar reinfecções”, afirma Omar.
A farmacêutica Flávia Ribeiro, afirma que os sintomas mais comuns nas parasitoses. “Eles são: dores abdominais, diarreia, náuseas e/ou vômitos e excesso de produção de gases. Também podem causar anemia, coceira no ânus, diminuição do apetite e sangue nas fezes”, alerta.
Quer saber como evitar, o nutricionista Omar de Faria Neto ensina 4 hábitos que ajudam a evitar as parasitoses:
Lavar as mãos com frequência, principalmente após usar o banheiro e ir a locais públicos e antes das refeições;
Lavar bem frutas, legumes e verduras antes de comer;
Evitar andar sem calçado, já que alguns parasitas entram no corpo através da pele;
Dar vermífugo para os gatos e cachorros. Eles também têm uma maior chance de se infectar.
Fonte: Alô Brasília