O evento é organizado pelo “Movimento Nacional Eu Sou Catador” e acontece desta quarta até a sexta-feira
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, vai participar na tarde desta quarta-feira em Brasília do primeiro encontro nacional promovido pelo movimento “Eu Sou Catador”, formado por catadores de materiais recicláveis de associações, cooperativas, lixões e ruas. O evento, que acontece até a sexta, vai contar ainda com a presença de representantes de outros ministérios e órgãos do governo federal e de setores da sociedade civil. O objetivo é discutir formas de inclusão social e produtiva da categoria, como a garantia de condições adequadas de trabalho e renda aos trabalhadores.
Segundo Tião Santos, presidente do Mesc, o atual cenário da reciclagem no Brasil — que segundo o movimento tem hoje cerca de 800.000 catadores — é “caótico”
“Infelizmente a reciclagem no nosso país nasce da pobreza da exclusão social e econômica. Cerca de 60% dos catadores no Brasil ainda vivem nos lixões e os outros 35% vivem de forma desumana. Precisamos avançar e romper com o paradigma de que reciclagem é coisa de gente pobre. A reciclagem é um avanço de consciência, da responsabilidade ambiental de uma sociedade justa, igualitária e contribui com os 17 objetivos da ONU”, afirma Santos, que é ex-catador.
Fonte: Veja