brasília: 61 3327-9889   |  são paulo: 11 2619-0618

adm.midiaeconexao@gmail.com

Revista Oeste: Agentes da Abin querem servidor de carreira como diretor

Debate voltou à cena política depois da operação da Polícia Federal contra o deputado Alexandre Ramagem

Deflagrada em outubro de 2023, a Operação Vigilância Aproximada apura um suposto esquema de monitoramento de celulares por agentes da Abin. Na semana passada, o alvo da investigação foi o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor-geral da Abin no governo de Jair Bolsonaro.

Nesta segunda, 29, os policiais, com autorização do ministro Alexandre de Moraes, fazem buscas contra o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente. Sete agentes da PF cedidos à Abin são investigados na operação.

A União dos Profissionais de Inteligência de Estado (Intelis), depois da operação contra Ramagem, voltou a defender o comando da Abin pelos próprios servidores. “Os novos desdobramentos das investigações em curso indicam ter havido utilização da estrutura e recursos da Abin para práticas de desvios por parte de policiais federais inseridos na Agência.”

A confirmação das denúncias apuradas na Operação Vigilância Aproximada, diz a Intelis, “reforça a importância de a agência ser gerida por seu próprio corpo funcional, e não opor atores exógenos politicamente condicionados, como no governo anterior”.

No governo Lula, direção da Abin é suspeita de atrapalhar investigação

No governo Lula, a Abin também é comandada por um delegado da PF— Luiz Fernando Corrêa. O número dois da agência, o diretor-adjuntoAlessandro Moretti, também é investigado pela PF. Ele é suspeito de teratuado para atrapalhar as investigações, de acordo com reportagem da Folha de S.Paulo.

Agentes da Abin se manifestam sobre operação contra Ramagem

Dos últimos oito diretores-gerais da corporação, quatro eram delegadosda Polícia Federal. “A Inteligência de Estado tem que ser preservada dodebate político-partidário, e os profissionais de carreira precisam servalorizados”, acrescentou a entidade que representa os agentes daAbin.

Em nota, a Abin afirma que colabora com os inquéritos e que é “a maiorinteressada na apuração rigorosa dos fatos”.

 

Fonte: Revista Oeste

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
Jornal de Brasília: Mitos e verdades sobre acupuntura para gestantes

A gestação é um momento mágico para grande parte das mulheres, mas também é um período cercado de dúvidas, medos e desconfortos físicos. Na gravidez, muitos remédios não são seguros. Uma alternativa é a acupuntura, médicos indicam a terapia para tratar vários incômodos como, por exemplo, enjoos, azia, dores nas

leia mais »