brasília: 61 3327-9889   |  são paulo: 11 2619-0618

adm.midiaeconexao@gmail.com

Poder 360: “Consternados”, dizem funcionários da Abin sobre plano anti-Moraes

Ministro do STF disse que houve envolvimento da agência em supostos atos que tinham como objetivo prendê-lo e matá-lo

Funcionários da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) emitiram nota nesta 5ª feira (4.jan.2024) em que se dizem “consternados” com as declarações que indicam um “suposto envolvimento do órgão no planejamento de atentado contra a vida” de um ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Mais cedo, Alexandre de Moraes afirmou que integrantes da agência monitoravam seus passos para efetuar a sua prisão. Eis a íntegra (PDF – 166 kB).

Segundo Moraes, um dos planos elaborados por envolvidos no 8 de Janeiro sugeria que ele deveria “ser preso e enforcado” na Praça dos Três Poderes, em Brasília. “Tirando um exagero ou outro, era algo que eu já esperava. Não poderia esperar de golpistas criminosos que não tivessem pretendendo algo nesse sentido”, disse. As declarações foram dadas em entrevista ao jornal O Globo.

Em nota, a Abin afirmou que “durante a maior parte do governo anterior, a agência esteve sob gestão de servidores de outro órgão, durante a qual houve ocupação de cargos por indicação exógena em quantidade inédita na história da Abin, situação que perdurou até março de 2022”.

O texto ainda disse que o relatório final da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do Congresso Nacional sobre o 8 de Janeiro foi “inequívoco quanto ao compromisso dos profissionais da Abin com a democracia”.

Os funcionários públicos do órgão afirmaram terem compartilhado “informações às autoridades competentes sobre possíveis atentados à segurança pessoal de agentes públicos e contra instituições basilares do Estado brasileiro”.

“Tais ameaças permanecem objeto do acompanhamento silencioso de nossos servidores orgânicos, que mesmo sob condições adversas, trabalham incansavelmente pela segurança da sociedade e do Estado”, declararam.

Fonte: Poder 360

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
The Epoch Times: Sindicato da Abin avalia gestão Lula como “governo do desmonte” e anuncia “operação padrão” de servidores

Os servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) comunicaram o início de uma “operação padrão”, a partir de segunda-feira (22). O anúncio é do sindicato União dos Profissionais de Inteligência de Estado (Intelis), que ainda chama o mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “governo do desmonte”, por meio de nota. Operação

leia mais »