As provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) podem ser afetadas pela chamada “operação padrão” dos servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
O protesto, iniciado nesta segunda-feira, 22 de julho, foi comunicado pela União dos Profissionais de Inteligência de Estado (Intelis), que criticou a gestão do governo Lula.
Segundo a Intelis, a operação padrão pode impactar não apenas a realização do CNU, mas também a reunião do G20 e as nomeações para o governo federal. Entenda como as provas do CNU podem ser prejudicadas!
Servidores da Abin iniciam protesto e criticam negociações salariais
Em comunicado, a Intelis anunciou o início da operação padrão e criticou a gestão atual do governo Lula.
A decisão foi tomada após várias negociações infrutíferas com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) sobre melhorias e recomposição salarial.
Os servidores da Abin alegam ter sido “completamente ignorados” pelo governo federal em suas reivindicações.
Segundo a Intelis, a segunda rodada de negociações foi “desastrosa” e “humilhante”.
“O MGI chegou a nos oferecer humilhantes zero por cento de recomposição em 2025 para a base, punindo a única carreira que já possui 20 padrões desde 2004”, afirma a nota da Intelis.
Vale destacar que essas negociações ocorrem em paralelo às investigações da Polícia Federal sobre uma “estrutura paralela” de inteligência no governo de Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com a investigação da PF, servidores da Abin utilizaram um software para espionar ilegalmente políticos, jornalistas e figuras públicas durante o governo Bolsonaro.
Os servidores da Abin afirmam que, durante o governo de Jair Bolsonaro, vivenciaram o “governo do desvio” e, agora, no mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, enfrentam o “governo do desmonte”.
Como as provas do CNU podem ser impactadas?
As provas do CNU podem ser impactadas porque a Abin é um dos órgãos responsáveis por definir itinerários para o transporte de avaliações e fiscais em regiões de difícil acesso, como a Amazônia, além de investigar indicações para cargos públicos.
O protesto não visa interromper as atividades, mas os serviços passarão a ser realizados de forma minuciosa, com o objetivo de pressionar e cobrar o governo federal.
Na prática, a operação pode prejudicar a eficiência e a produtividade, potencialmente atrasando ou dificultando algumas operações.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Provas do CNU estão mantidas para o dia 18 de agosto
Apesar da Intelis informar que a “operação padrão” pode prejudicar as provas do CNU, marcadas para o dia 18 de agosto, o cronograma oficial da seleção foi divulgado no início deste mês de julho, sem previsão de mudanças.
A seguir, confira todas as datas atualizadas:
- Publicação de Decreto e retificação do Edital: 4 de julho
- Disponibilização de sistema para os candidatos do Rio Grande do Sul que fariam prova em outros estados ou candidatos de outros estados que fariam prova no RS solicitarem alteração do polo de provas e para candidatos de todo o Brasil solicitarem devolução da taxa de inscrição: 5 a 7 de julho
- Disponibilização dos Cartões de Confirmação: 7 de agosto
- Aplicação das provas: 18 de agosto
- Divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h): 18 de agosto
- Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 20 de agosto
- Prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados: 20 e 21 de agosto
- Disponibilização da imagem do Cartão-Resposta: 10 de setembro
- Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva: 8 de outubro
- Divulgação final dos resultados: 21 de novembro
- Início da convocação para posse e cursos de formação: janeiro de 2025
Nova reunião entre o MGI e a Abin está marcada!
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), uma nova reunião com a categoria dos oficiais e técnicos de inteligência ocorrerá no dia 24 de julho.
O MGI também informou que está em contato com a Abin e, até o momento, não há indicativos de modificações na operação que garante a segurança na realização do concurso.
Vale mencionar que a segurança do Concurso Nacional Unificado é responsabilidade da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da Força Nacional (FN), das Secretarias de Segurança Pública Estaduais, da Fundação Cesgranrio e dos Correios.
Estamos antenados em torno das notícias sobre concursos públicos e todas as novidades e possíveis alterações serão divulgadas em nosso blog, então, continue nos acompanhando para não perder nenhuma informação!
Se você quer ficar por dentro de todos os concursos que estão abertos no Brasil, clique aqui!
Fonte: Nova Concursos