brasília: 61 3327-9889   |  são paulo: 11 2619-0618

adm.midiaeconexao@gmail.com

Mulher Capital Brasília: O 1º Encontro Nacional “Eu Sou Catador”: Fortalecendo a Inclusão Social e Produtiva

O 1º Encontro Nacional “Eu Sou Catador” ocorrerá em Brasília de 23 a 25 de agosto, promovido pelo Movimento Nacional Eu Sou Catador (Mesc). O evento reúne representantes do governo e da sociedade para discutir a inclusão social e produtiva dos catadores de materiais recicláveis. Autoridades como a Ministra do Meio Ambiente Marina Silva, representantes de ministérios e instituições participarão. O objetivo é debater a melhoria das condições de trabalho e renda dos catadores, além da inclusão legal. O presidente do Mesc, Tião Santos, destaca a urgência de atender às necessidades dessa categoria, dada a situação precária enfrentada por muitos dos cerca de 800 mil catadores no Brasil, para quem a catação é fonte de subsistência. O encontro visa a impulsionar mudanças positivas e redefinir o papel dos catadores na sociedade.

Programação – O 1º Encontro Nacional do MESC será dividido em três dias. No primeiro, o destaque fica para a solenidade de abertura, com a presença de ministros de Estado de pastas como Meio Ambiente, Cidades, Direitos Humanos e Cidadania, Desenvolvimento Social e Trabalho e Emprego, além de outras autoridades. Ainda no primeiro dia, acontecerá um coquetel de boas-vindas, onde serão assinados Termos de Cooperação entre o MESC e diversas entidades, como Associação Brasileira de Municípios, Fundação Banco do Brasil, Rede Sul, Rede Recicla Bahia, Rede Alternativa, Movimento Limpa Brasil e Rede Papel Solidário.

Nos dias subsequentes, serão ministradas palestras e mesas de debate, com a participação de líderes populares, representantes de entidades ligadas ao setor e de patrocinadores do evento, como Thais Fagury, da Prolata, Valéria Michel, da Tetrapak, Jessica Doumit, da eureciclo, Dione Manetti, da PRAGMA, Fernando Bernardes, da Central de Custódia, Remy Gorga Neto, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/DF) e Márcio Lopes de Freitas, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Além dos patrocinadores com participação nos debates, o programa de logística reversa Mãos para o Futuro e o CRUB também apoiam o evento.

Eu Sou Catador – O Movimento Nacional Eu Sou Catador (Mesc) surgiu no final dos anos 1990, quando as lideranças dos catadores integrantes da antiga Cooperativa de Catadores do Aterro de Gramacho, que evoluiu para um movimento de abrangência nacional, dedicado a promover a valorização e o reconhecimento dos catadores de materiais recicláveis em todo o país. O Mesc busca melhorar as condições de trabalho dos catadores, promovendo a sua organização e representação, bem como buscando parcerias e políticas públicas que beneficiem a categoria.

 

Fonte: Mulher Capital Brasília

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
Jornal de Brasília: Mitos e verdades sobre acupuntura para gestantes

A gestação é um momento mágico para grande parte das mulheres, mas também é um período cercado de dúvidas, medos e desconfortos físicos. Na gravidez, muitos remédios não são seguros. Uma alternativa é a acupuntura, médicos indicam a terapia para tratar vários incômodos como, por exemplo, enjoos, azia, dores nas

leia mais »