brasília: 61 3327-9889   |  são paulo: 11 2619-0618

adm.midiaeconexao@gmail.com

Movimento Econômico: Estados do NE lideram interesse no leilão de reserva energética

Obras do Terminal de Regaseificação de Suape (Regás) que vai entrar em operação no final de 2026 e estimula disputa no leilão. Foto: Regás/Divulgação

Dois estados nordestinos estão entre os que têm mais interessados em instalar empreendimentos de geração – predominantemente térmicas – no Leilão de Reserva de Capacidade de 2025. Além de São Paulo, que lidera em interesse, Pernambuco e Ceará aparecem nas segundas e terceira posições, respectivamente. O cadastramento foi realizado pela Empresa de Pesquisa Enérgética (EPE). O leilão ocorrerá no dia 27 de junho.

A EPE cadastrou 327 projetos com uma capacidade instalada maior do que 74 gigawatts (GW). Deste total, São Paulo lidera com 40% da potência cadastrada, seguido por Pernambuco (23%) e Ceará (11%), Espírito Santo (10%) e Rio de Janeiro (7%). Os demais Estados concentram 8% da capacidade total.

Do total de projetos registrados, 67% correspondem a novas termelétricas, 30% a termelétricas já existentes e 3% a ampliações de usinas hidrelétricas. Foram cadastradas 228 usinas termelétricas movidas a gás natural, totalizando 61,3 GW de capacidade instalada. Além disso, foram cadastrados 87 projetos de termelétricas a biocombustível, somando 6,9 GW, e 12 projetos de ampliação de usinas hidrelétricas que somaram 5,4 GW.

Cresce o interesse na geração térmica

Um dos motivos para o aumento deste interesse de instalar empreendimentos térmicos a gás natural em Pernambuco é o terminal de regaseificação que vai disponibilizar gás natural, quando entrar em operação no final de 2026 no Porto de Suape. “O resultado do cadastramento demonstra a importância de um equipamento como Terminal de Regás em Suape, possibilitando que vários projetos térmicos, à gás natural, possam disputar de forma competitiva a capacidade a ser contratada neste leilão que tem tudo para ser um dos maiores dos últimos anos.”, afirma o diretor-presidente da OnCorp, João Guilherme Mattos. Ele considera que o Regás é um empreendimento estruturador porque pode duplicar ou triplicar a quantidade de térmicas.

Como funciona o leilão no setor elétrico

O Leilão de Reserva de Capacidade de 2025 tem como objetivo garantir a segurança elétrica e energética ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio da contratação de usinas térmicas, primordialmente à gás natural, mas também contempla térmicas à biocombustíveis e ampliação de hidrelétricas.

– Publicidade –

Para realizar o leilão, num primeiro momento, a EPE faz apenas o cadastro dos interessados. Depois, é feita a habilitação dessas empresas que vão disputar a concorrência. Os vencedores do leilão se comprometem a implantar o empreendimento num determinado prazo e informam também a capacidade instalada de geração do empreendimento.

 

Fonte: Movimento Econômico

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
Malu: Tadalafila nas academias: o perigo por trás do “pump perfeito”

Cada vez mais presente na rotina de treinos, o uso indiscriminado da tadalafila tem preocupado médicos. Entenda os reais riscos à saúde e descubra caminhos seguros para conquistar o corpo ideal Nos bastidores das academias, uma nova prática vem ganhando força e gerando preocupação entre profissionais da saúde. A tadalafila, medicamento originalmente indicado

leia mais »
Terra: Tadalafila nas academias: o perigo por trás do “pump perfeito”

Cada vez mais presente na rotina de treinos, o uso indiscriminado da tadalafila tem preocupado médicos. Entenda os reais riscos à saúde e descubra caminhos seguros para conquistar o corpo ideal Nos bastidores das academias, uma nova prática vem ganhando força e gerando preocupação entre profissionais da saúde. A tadalafila, medicamento originalmente indicado

leia mais »