Veja opções de chás que aceleram metabolismo e ajudam quem busca o emagrecimento. Consumo, entretanto, não deve substituir alimentação
Os chás podem ser usados para combater gripes, resfriados e para fortalecer o sistema imunológico. As infusões com folhas, flores e raízes também colaboram para a perda de peso, se estiverem alinhadas a uma dieta equilibrada e a exercícios físicos.
A nutricionista Camila Pedrosa, da clínica Viver Nutrição e Gastronomia, de Brasília, explica que os chás, em geral, são ricos em antioxidantes. Ou seja, atuam contra os radicais livres que inflamam e envelhecem o corpo.
“A ingestão de chás é um hábito saudável que vale a pena ser incluído na rotina: além de hidratarem, eles terão funções específicas de acordo com os príncipios ativos das plantas”, explica Camila.
Os chás para o emagrecimento possuem propriedades termogênicas, que aceleram o metabolismo. “Eles também ajudam na saciedade e provocam a diurése, estimulando o corpo a se desintoxicar”, destaca Camila.
Os benefícios são garantidos, mas é necessário parcimônia em relação ao consumo. Não vale substituir totalmente a alimentação pelo chá. “Já tive pacientes que, na obsessão pelo emagrecimento, começaram a beber chá o dia inteiro por meses. O exagero esconde perigos, como a sobrecarga de rins e fígado”, afirma Camila.
Confira 5 chás indicados para o emagrecimento:
1. Chá verde
O chá verde acelera o metabolismo por conta de uma substância chamada de epigalocatequina galato, que aumenta o gasto energético. No entanto, a infusão não é indicada para mulheres grávidas ou pessoas que sofrem de insônia por ser estimulante.
2. Chá oolong (ou Camellia Cimenes)
O chá oolong é feito a partir da planta Camellia sinensis. Os benefícios dele são reduzir o colesterol, estimular a digestão e acelerar o metabolismo, propiciando maior gasto energético. O chá oolong também funciona como um diurético, ajudando o corpo a eliminar toxinas.
3. Chá preto
O chá preto pode ser um substituto do café, pois contém cafeína e funciona como estimulante. Rico em polifenóis, ele colabora para o emagrecimento ao auxiliar na redução do apetite e na absorção de gordura e açúcares.
4. Chá branco
Segundo a nutricionista Fernanda Coimbra, da clínica Tivolly, em Brasília, o chá branco é uma excelente opção para ser incluído na rotina alimentar, uma vez que possui manganês, potássio, ácido fólico, vitaminas C, K, B1 e B2. “A bebida promove saciedade, o que permite uma adesão nais fácil às dietas de défict calórico”, afirma Fernanda Coimbra, da clínica Tivolly, em Brasília.
5. Chá Pu-erh
Bastante conhecido na China, o chá pu-erh possui propriedades anti-inflamatórias e turbina o processo digestivo. Ele também tem efeito relaxante, pois é capaz de modular o cortisol, hormônio associado ao estresse, que também está envolvido na fome.
Fonte: Metrópoles