brasília: 61 3327-9889   |  são paulo: 11 2619-0618

adm.midiaeconexao@gmail.com

Metrópoles: Está ansioso? Veja 5 alimentos que você precisa cortar do cardápio

Nutricionistas listam alimentos para evitar em períodos de ansiedade. São comidas que estimulam o sistema nervoso, deixando-nos mais alertas

A ansiedade é um tipo de angústia ou de preocupação intensa, sendo bastante conhecida pela maioria das pessoas. O sentimento é normal e até esperado diante de situações fora da rotina como, por exemplo, apresentar um trabalho para o qual você está se preparando há meses.

No entanto, quando persistente, a ansiedade pode caracterizar um transtorno psicológico. A diferença entre o sentimento e o distúrbio ocorre quando a sensação começa a atrapalhar as atividades cotidianas – como, por exemplo, quando você resolve não ir mais à reunião por medo de apresentar o tal trabalho.

Como quase tudo em matéria de saúde, a sensação de ansiedade pode ser intensificada ou amenizada pela alimentação. Alguns alimentos funcionam como estimulantes para o sistema nervoso, e outros são depressores, acalmam. Ao perceber que está ansiosa, a pessoa deve evitar os estimulantes.

“Algumas pessoas não sabem, mas a alimentação pode influenciar no nível de ansiedade”, explica a nutricionista esportiva Rayanne Marques, da clínica Aesthesis, de Brasília.

O nutricionista Antônio Vígolo, da clínica Tivolly, de Brasília, acrescenta que alimentos práticos e calóricos não promovem a saciedade e geram mais desconforto. “A insatisfação faz a pessoa comer além do necessário, o que contribui para intensificar sintomas da ansiedade”, afirma.

Os nutricionistas apontam alimentos que contribuem para a ansiedade:

  • Chocolates com poucas quantidades de cacau;
  • Junk food, como hambúrgueres e fritas;
  • Café ou outras bebidas com cafeína;
  • Refrigerantes com açúcar;
  • Sorvete.

“Não é sobre demonizar ou glorificar certos alimentos, mas sobre buscar equilíbrio nutricional. Em meio a uma grande epidemia de obesidade, é prudente evitar alimentos de alta densidade calórica”, destaca Vígolo.

Opções que reduzem níveis de ansiedade

Uma vida saudável, incluindo atividades físicas e alimentação equilibrada, já contribui para reduzir os sintomas da ansiedade. Entre os alimentos recomendados pelos nutricionistas para diminuir a ansiedade estão banana, aveia, peixes e ovos.

“O ideal é buscar fontes de triptofano, aminoácido que auxilia na produção de serotonina no intestino. Comer esses alimentos pode deixar a pessoa mais próxima do bem estar e longe da ansiedade”, afirma Marques.

Fonte: Metrópoles

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
The Epoch Times: Sindicato da Abin avalia gestão Lula como “governo do desmonte” e anuncia “operação padrão” de servidores

Os servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) comunicaram o início de uma “operação padrão”, a partir de segunda-feira (22). O anúncio é do sindicato União dos Profissionais de Inteligência de Estado (Intelis), que ainda chama o mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “governo do desmonte”, por meio de nota. Operação

leia mais »