brasília: 61 3327-9889   |  são paulo: 11 2619-0618

adm.midiaeconexao@gmail.com

iStock

Metrópoles: Enxaqueca pode ser tratada sem uso de remédios, afirma neurologista

Médico explica que enxaqueca pode ser tratada sem medicamentos. Uma das formas é a estimulação elétrica cerebral transcraniana

iStock
Imagem colorida de mulher comas mãos na cebça, semblante de dor - Metrópoles

A incidência de efeitos colaterais provocados por medicamentos contra enxaqueca causa certa resistência do público que precisa usar os remédios. Porém, apesar de a condição ser muito dolorosa, é possível tratá-la sem o uso de fármacos.

O neurologista Márcio Siega, da clínica Modulador, em Brasília, destaca a estimulação elétrica cerebral transcraniana, que utiliza um aparelho no couro cabeludo para estimular o cérebro, como uma das melhores opções.

“Outra opção é a estimulação elétrica periférica, ou eletroacupuntura, na qual eletrodos são colocados em pontos estratégicos para auxiliar o corpo na liberação de serotonina e endorfina. O biofeedback, que consiste em um fio condutor plugado no dedo ou na orelha e conectado a uma televisão, permite ao paciente controlar a respiração como se fosse uma meditação guiada, o que cria a sensação de bem-estar pleno”, explica o neurologista.

Siega também ressalta a possibilidade de aplicação de laser ou fotobiomodulação. “Em pontos dolorosos, o laser auxilia no alívio da dor e promove a regeneração do tecido tratado”, afirma.

O neurologista explica que existem exercícios específicos para liberar a musculatura da região cervical ou da mandíbula, que possui grande associação com as dores de cabeça. Além disso, as auto-massagens podem ajudar a aliviar a enxaqueca.

“Também orientamos a prática de exercícios físicos adequados”, aponta Siega. Cerca de 150 minutos de atividades físicas moderadas podem ajudar a prevenir a enxaqueca quando associadas a atividades de força na região cervical.

O especialista lembra ainda que o paciente com enxaqueca pode evitar crises mantendo a higiene do sono, se alimentando corretamente, evitando jejum prolongado e controlando a ansiedade”, completa o neurologista.

Getty ImagesImagem colorida: homem sentado em academi aolha para relógio - Metrópoles
Atividade física moderada também pode ser útil contra enxaqueca

O que é a enxaqueca?

A enxaqueca é uma forma de dor de cabeça que afeta pessoas com predisposição genética. As intensas dores frequentemente deixam o indivíduo incapaz de realizar suas atividades.

Embora não haja uma idade predominante para o aparecimento da condição, ela se torna mais comum na adolescência e na vida adulta. As mulheres são mais propensas a manifestar os sintomas.

Não existe uma causa específica para o desencadeamento da crise de enxaqueca, mas alguns fatores como jejum prolongado, insônia, consumo excessivo de açúcar, chocolate, queijos fortes, embutidos, café e bebidas, tabagismo e alterações hormonais podem funcionar como gatilhos para as dores. Os sintomas podem incluir:

  • Dores latejantes;
  • Vômitos;
  • Incapacidade de abrir os olhos devido à sensibilidade à luz.

Fonte: Metrópoles

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
The Epoch Times: Sindicato da Abin avalia gestão Lula como “governo do desmonte” e anuncia “operação padrão” de servidores

Os servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) comunicaram o início de uma “operação padrão”, a partir de segunda-feira (22). O anúncio é do sindicato União dos Profissionais de Inteligência de Estado (Intelis), que ainda chama o mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “governo do desmonte”, por meio de nota. Operação

leia mais »