brasília: 61 3327-9889   |  são paulo: 11 2619-0618

adm.midiaeconexao@gmail.com

Jornal de Brasília: Três doenças causadas pelas mudanças climáticas

A alteração de temperatura em um único dia, intitulada tecnicamente como amplitude térmica, traz alguns efeitos para a saúde

Foto: Divulgação

A alteração de temperatura em um único dia, intitulada tecnicamente como amplitude térmica, traz alguns efeitos para a saúde. Essas mudanças climáticas costumam deixar as pessoas com imunidade baixa, aumentando o risco de doenças respiratórias, sobretudo em crianças e idosos.

O otorrinolaringologista da OtorrinoDF, João Vitor Bizinoto Caetano, explica que as mudanças na umidade do ar promovem alteração direta nas vias aéreas superiores. “O ar mais seco, por exemplo, que é comum em ambientes climatizados por ar condicionado, promove ressecamento nasal, o que gera espirros, coceira e coriza. A mucosa do nariz também fica mais vulnerável a infecção viral e bacteriana. A falta de renovação de ar facilita a transmissão de vírus”, afirma o especialista.

Doenças comuns causadas pelas mudanças climáticas

  • Rinite alérgica — É uma doença inflamatória das mucosas (revestimento interno) do nariz. Os sintomas mais comuns são: nariz escorrendo, espirros e coceira. A lavagem do nariz com soro fisiológico também pode ser recomendada para aliviar o entupimento.
  • Sinusite — É a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos, ou seja, são infeções das vias aéreas. Sintomas: dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso no rosto, especialmente na testa e nas maçãs do rosto.
  • Asma — Acomete as vias respiratórias, especialmente os brônquios, que são os canais por onde o ar passa até chegar nos pulmões. Alterações bruscas de temperatura podem promover tosse, expectoração e algumas vezes até falta de ar quando as vias aéreas ficam contraídas. Sintomas: tosse, chiado no peito e falta de ar.

Fonte: Jornal de Brasília

 

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
Correio Braziliense: Uma chaga aberta na saúde global

Ao se retirar da OMS, Donald Trump compromete imagem do país como liderança, dizem especialistas. Programas universais, como vacinação, erradicação da malária e combate ao HIV/Aids, serão afetados A saída dos Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde (OMS), anunciada pelo presidente Donald Trump, coloca em risco não só importantes

leia mais »
Agro Mais: Ecoturismo desponta como alternativa econômica para comunidades ribeirinhas da Amazônia

O ecoturismo desponta como uma alternativa econômica promissora para comunidades ribeirinhas da Amazônia, unindo preservação ambiental e geração de renda. Dados da Organização Mundial de Turismo (OMT) mostram que cerca de 10% dos turistas globais buscam experiências ecológicas, gerando um faturamento mundial estimado em 260 bilhões de dólares. Na Amazônia,

leia mais »