é importante que a mulher se cuide, se toque e faça seus exames regularmente, como a mamografia, preconizada a partir dos 40 anos
Em adesão à campanha Outubro Rosa, a Câmara Legislativa recebe a exposição A Jornada, com fotos de pessoas anônimas e famosas diagnosticadas com o câncer de mama.
Realizada pela Associação Recomeçar, a iniciativa divulga informações e fortalece as recomendações do Ministério da Saúde para o diagnóstico precoce e a prevenção.
A mostra, que conta com o apoio do Conselho Curador de Cultura da Casa e dos distritais Wellington Luiz (MDB) e Gabriel Magno (PT), segue disponível para visitações no Foyeur do Plenário até 31 de outubro, das 9h às 19h.
Esta edição rememora todas as exposições anteriores, que se sucederam entre 2013 e 2022. As imagens e os depoimentos refletem as jornadas de 14 mulheres e de um homem diagnosticados com o câncer de mama.
Embora a incidência esmagadora seja de casos femininos, homens representam 1% das vítimas.
A fundadora da Recomeçar, Joana Jeker, defendeu o diagnóstico precoce como política de Estado e de governo para potencializar as chances de cura, que chegam a 95% quando a descoberta ocorre no início.
“É importante que a mulher se cuide, se toque e faça seus exames regularmente, como a mamografia, preconizada a partir dos 40 anos”, orientou.
Outro aliado no combate, segundo a subsecretária de Transformação Tecnológica e Inovação Feminina da Secretaria da Mulher do DF, a ex-distrital Sandra Faraj, é o acesso à informação por dispositivos tecnológicos.
FONTE: https://jornaldebrasilia.com.br/blogs-e-colunas/do-alto-da-torre/prevencao-ao-cancer-de-mama/