brasília: 61 3327-9889   |  são paulo: 11 2619-0618

adm.midiaeconexao@gmail.com

Ipê Brasília: Oito dicas para evitar ganho de peso nas festas de fim de ano e controlar os “hormônios da fome”

Seguem algumas estratégias do doutor Bruno Babetto, médico pós-graduado em endocrinologia e metabologia da clínica Tivoll
para manter o peso sob controle e, ao mesmo tempo, aproveitar com os amigos e familiares essa época do ano tão especial!

Muitas pessoas que geralmente controlam o peso durante todo o ano podem “perder” o controle durante as festas de fim de ano. Quando o ganho de peso nas festas de Natal e Reveillon não é perdido, normalmente o ciclo de ganho de quilos extras ao longo do ano, o que pode aumentar o risco de muitas doenças, incluindo diabetes e doenças cardíacas.

Seguem algumas estratégias do doutor Bruno Babetto, médico pós-graduado em endocrinologia e metabologia da clínica Tivolly para manter o peso sob controle e, ao mesmo tempo, aproveitar com os amigos e familiares essa época do ano tão especial!

1-Siga uma rotina
É fácil desviar-se das refeições estruturadas e dos exercícios habituais em nome da celebração. Esta falta de rotina pode aumentar a tendência de comer demais durante as festas ou até mesmo fazer escolhas de alimentos com alto teor de açúcar.

2-Coma proteína pela manhã
Um café da manhã rico em proteínas pode manter o açúcar no sangue e os “hormônios da fome” mais estáveis ao longo do dia, o que pode ajudar a controlar o apetite. Algumas sugestões: omeletes de clara de ovo, iogurte grego e shakes de proteína.

3-Durma o suficiente
Embora as festas sejam mais no período da noite, prolongando até a madrugada, é importante manter as rotinas de sono nos dias anteriores e posteriormente. Pouco sono ou sono não restaurador podem estimular hormônios indutores de ganho de peso.

4-Limite o álcool
Muitas pessoas desfrutam de algumas bebidas a mais do que o normal durante as festas de fim de ano, mas um aumento significativo no consumo de álcool – especialmente bebidas mistas com alto teor de açúcar – pode levar ao aumento da ingestão calórica. Se decidir beber, opte por bebidas alcoólicas claras com soda e limite cerveja, vinho e outras bebidas. Abuse da ingestão de água!A água é um dos elementos essenciais no processo de conversão de gordura em energia. Um maior consumo de água estimula as reações metabólicas e está, inclusive, comprovado que beber água acelera o metabolismo em 2 a 3% durante 90 minutos. O que no fim do dia se reflete num aumento do número de calorias gastas.

5-Exercite-se no início do dia
Fazer até 30 minutos de HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade) no início do dia manterá seu metabolismo acelerado. Para os adeptos à musculação, treino intenso também é uma excelente opção, pois quanto mais massa magra, mais gasto calórico.
6-Experimente uma pré-carga de proteína
Faça lanche rico em proteínas, como shake ou barra, uma hora antes da refeição noturna/jantares de fim de ano, isso permitirá mais autocontrole.

7-Coma estrategicamente
Coma vegetais antes de iniciar os aperitivos ricos em carboidratos. Legumes e vegetais crus levarão a uma saciedade mais duradoura e a menos espaço para alimentos não nutritivos.

8-Não se prive
As festas de fim de ano são um momento para desfrutar a família, amigos e, claro, vários tipos de comida. Delicie-se comendo pequenas porções de várias coisas que deseja provar, em vez de encher o prato com grandes porções.

 

Fonte: Ipê Brasília

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
Jornal Alô Brasília: Pesquisa inédita revela os benefícios de medicamento específico para câncer de próstata na população brasileira

Um estudo da Oncoclínicas&Co, liderado pelo oncologista Paulo Lages, mostrou a eficácia do uso de uma droga já conhecida, o Acetato de Leuprorrelina, para pacientes brasileiros com câncer de próstata. Os resultados desta pesquisa foram apresentados no maior congresso de oncologia do mundo, o Encontro Anual da Sociedade Americana de

leia mais »