brasília: 61 3327-9889   |  são paulo: 11 2619-0618

adm.midiaeconexao@gmail.com

GPS Lifetime: Higienização correta dos cabelos: dermatologista tira dúvidas

No BBB, Viih Tube e Pocah lavam as madeixas apenas uma vez por semana. Isso é saudável? Existe uma regra? Especialista fala sobre higienização dois fios

 

O maior lançador de polêmicas da TV brasileira, conhecido como Big Brother Brasil, vem sendo palco de mais um dos maiores debates de todos os tempos: quantas vezes por semana é necessário lavar nossos cabelos. No reality, além da questão da falta de banho, vemos as participantes Viih Tube e Pocah afirmarem que higienizam os cabelos apenas uma vez por semana. Essa informação agitou as redes sociais e levantou as seguintes questões: lavar o cabelo todos os dias faz mal? E uma vez por semana? 

O ponto parece muito básico, afinal, não fomos todos ensinados desde pequenos a como limpar corretamente as madeixas? A resposta é complexa. A rotina de higienização varia de pessoa para pessoa. Para alguns, a frequência não importa, para outros, usar shampoo e condicionar diariamente é indispensável. A partir daí, muitos começam a se questionar se sabem ou não cuidar corretamente dos fios quando o assunto é voltado às “regras” para lavá-los.

Com o objetivo de esclarecer as dúvidas mais frequentes, o GPS|Lifetime conversou com a dermatologista Clarissa Borges, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e sócia da Clínica Harmonie. Confira!

 

Quantas vezes por semana é ideal para lavar os cabelos?

Depende do tipo de cabelo e do lugar onde a pessoa vive. Locais de clima mais quente, onde as pessoas transpiram mais e, quando se tem um couro cabeludo mais oleoso, é necessário lavar com mais frequência. Já as pessoas que vivem em locais mais frios e têm um couro cabeludo mais seco ou mais sensível, devem lavar menos vezes.

 

O que pode acontecer se a pessoa lavar excessivamente o cabelo?

Lavar excessivamente, principalmente com água quente, pode levar a agressão do fio, com piora do frizz e do ressecamento do couro cabeludo, resultando em quadros de dermatite irritativa. Já o contrário gera excesso de oleosidade, acúmulo de sebo, proliferação de bactérias e fungos, caspa, dermatite seborreica e até disseminação de fungos para a pele, no caso da pitiríase versicolor ou pano branco. 

 

Há uma diferença em relação à frequência de lavar os cabelos para diferentes tipos de madeixas? 

Não existe nenhum problema de lavar o couro cabeludo diariamente se for necessário, mas, principalmente nos cabelos compridos e encaracolados, não se deve esquecer de usar um leave in leve no comprimento e nas pontas, para que a lavagem frequente não resseque o fio. Isso porque a forma espiralada do fio impede que a oleosidade natural chegue até as pontas.

 

Existe algum problema em dormir com os cabelos molhados? 

Sim. Quando dormimos com o cabelo molhado, os fios ficam frágeis e mais propensos à quebra pelo atrito com o travesseiro. Além disso, a umidade e o calor criam um ambiente ideal para a proliferação de fungos e bactérias, o que pode gerar dermatite, caspa, micose e até queda dos cabelos.

 

Qual a maneira correta de lavar o cabelo? Você pode dar algumas dicas?

Aplique o shampoo e massageie suavemente com as pontas dos dedos, sem o uso das unhas. Remova completamente o shampoo e o condicionador, evitando deixar resíduos. O ideal é usar água morna, pois, quanto mais quente a água, maiores as chances de ressecamento do couro cabeludo e do fio. Uma dica é finalizar com um jato de água fria para fechar as cutículas e garantir um brilho extra aos cabelos. Cuidado ao desembaraçar: quando molhados, os fios ficam mais vulneráveis à quebra, por isso, os cabelos não devem ser presos quando estiverem molhados e não devem ser torcidos para tirar o excesso de água. Se a higienização for realizada com frequência, não é preciso repetir a lavagem com shampoo.

 

Saiba como escolher o melhor shampoo para o seu couro cabeludo

O shampoo ainda é a melhor forma de higienização. Existem vários tipos desse dermocosméticos para cada finalidade ou tipo de cabelo: anticaspa, anti resíduo, para couro cabeludo sensível, limpeza profunda, e por aí vai. Para quem tem um couro cabeludo oleoso, os shampoos hidratantes devem ser evitados. Além de optar por rótulos que mencionam volumização, fortalecimento ou equilíbrio, o ideal é experimentar um produto duplo, que consiste em lavar o cabelo com dois shampoos separados para atender a necessidades diferentes. Já quando o couro cabeludo está seco, com coceira e escamoso, os dermocosméticos fortalecedores, fortificantes e volumizadores devem ser deixados de lado. Ingredientes como o mentol podem ajudar a hidratar. Sendo assim, escolha produtos que promovam umidade, hidratação ou sejam, bons para os cachos.

shampoo seco é um produto aplicado na forma de spray, que absorve o excesso de oleosidade dos fios, melhorando o aspecto estético. Porém, é importante ressaltar que o uso rotineiro não faz uma higienização efetiva e, o acúmulo de resíduos no fio e no couro cabeludo, pode gerar coceira e dermatite alérgica. Além disso, a longo prazo, pode resultar no acúmulo de microrganismos patogênicos.

“Deve ser utilizado como um SOS e não como forma higienização, pois não substitui o shampoo”, afirma a dermatologista.

 

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post