brasília: 61 3327-9889   |  são paulo: 11 2619-0618

adm.midiaeconexao@gmail.com

GPS LifeTime: Dia Mundial do Veganismo! Leia mais e entenda por onde começar

Dia Mundial do Veganismo! Leia mais e entenda por onde começar
Colaborador  GIOVANNA PEREIRA
Foto  UNSPLASH

Na data em que celebramos a consciência vegana, conversamos com uma especialista que explicou um pouco mais sobre o assunto e comentou os impactos na saúde

 

Go vegan! Nesta segunda-feira, 1, comemora-se o Dia Mundial do Veganismo, data que surgiu em 1994, por intermédio de Louise Wallis, presidente da Vegan Society, em comemoração aos 50 anos da fundação da Sociedade Vegana do Reino Unido, fundada em 1944. Aqui no Brasil, segundo estudo encomendado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e realizado pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria (IPEC) apontou que 32% das pessoas escolhem opções veganas quando elas estão destacadas pelo estabelecimento. 

Ainda segundo a pesquisa publicada, em Brasília e demais capitais, o índice de interessados nesse tipo de alimentação chega a 65%. Pensando nisso, o GPS|Lifetime conversou com a médica, especialista em Medicina de Estilo de Vida e proprietária da Essence ClinicSpa,  Priscilla Proença, para entender um pouco mais.

1. O que é o veganismo? É muito mais que uma dieta saudável, certo? 

O veganismo é um estilo de vida. Vai muito além da prática de uma dieta que exclui alimentos de origem animal, e envolve tudo que se refere às formas de exploração e crueldade contra os animais, não só na alimentação, mas vestuário, cosméticos ou qualquer outra finalidade. Além disso, existe um movimento para promoção e desenvolvimento de alternativas livres de origem animal que promova benefícios para humanos, animais e meio ambiente.


(Foto: Unsplash)
2. Quais as vantagens de se ter esse tipo de vivência?

As vantagem são várias e incluem diversos benefícios à saúde, como redução do risco de desenvolver diabetes tipo2 ou mesmo uma menor incidência de câncer de próstata para os homens. Um estudo publicado no The Lancet, em 2019, mostrou que dietas baseadas principalmente em vegetais poderiam prevenir aproximadamente 11 milhões de mortes por ano em todo mundo. 

Além da saúde, outra grande vantagem se refere à drástica diminuição do impacto ambiental relacionado à indústria da carne, leite e seus derivados. E este estilo de vida se torna ainda mais positivo quando seus adeptos buscam também incluir movimentos como Yoga, meditação e autoconhecimento, ferramentas importantes para uma vida mais leve, menos estressante e que promovem uma boa saúde física e mental. 


(Foto: Unsplash)

3. Para a saúde, no que a pessoa precisa prestar atenção ao iniciar a jornada no veganismo?

Embora a dieta vegana seja saudável, é necessário prestar atenção na hora de equilibrar um prato vegano para garantir que nutrientes como proteínas, cálcio , ferro e vitamina B12 estejam presentes de forma suficiente. 


(Foto: Unsplash)

4. Segundo o Censo online do Mapa Veg, no Distrito Federal há mais de 1,5 mil adeptos do movimento vegano. Como você avalia essa movimentação?

Cada vez mais pessoas estão aderindo a este estilo de vida, que inclui uma dieta vegana, e eu vejo isso com bons olhos, mas digo que o sucesso exige um bom planejamento. Também é necessário contar com ajuda profissional para adequar e garantir o equilíbrio e a suficiência de todos os nutrientes necessários a uma boa saúde. Assim sendo, o paciente, a sociedade e o meio ambiente só terão benefícios. 


Mix de folhas com tomate, batata doce cozida, shimeji com quinoa frita e pão de abóbora ”torradinha“. | Restaurante P.OVO (Foto: Cortesia)

A especialista ressaltou ainda que, os estudos sugerem benefícios relacionados não só à dieta vegana, mas todas as dietas “plant based” como a vegetariana ou qualquer outra onde a base (ou seja, a maioria dos alimentos) seja de origem vegetal.


Especialista em Medicina de Estilo de Vida e proprietária da Essence ClinicSpa, Priscilla Proença. (Foto: Cortesia/ Bruno Aguiar)

“Na nossa clínica Essence clinicspa, incentivamos que toda dieta seja baseada em vegetais mesmo que possam conter alimentos de origem animal. E para aqueles que já se decidiram ou que desejam experimentar uma dieta vegana oferecemos todo o suporte para que tenha planejamento e equilíbrio visando sempre uma boa saúde”, disse.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
Jornal Alô Brasília: Pesquisa inédita revela os benefícios de medicamento específico para câncer de próstata na população brasileira

Um estudo da Oncoclínicas&Co, liderado pelo oncologista Paulo Lages, mostrou a eficácia do uso de uma droga já conhecida, o Acetato de Leuprorrelina, para pacientes brasileiros com câncer de próstata. Os resultados desta pesquisa foram apresentados no maior congresso de oncologia do mundo, o Encontro Anual da Sociedade Americana de

leia mais »