O Empresa Saudável é um programa que pretende auxiliar as empresas a assumirem seu papel protagonista na gestão de saúde dos seus colaboradores e dependentes. De acordo com o diretor técnico da ASAP, Fábio Gonçalves, o principal objetivo é fazer com que os registros de adoecimento diminuam. “Esse conceito vai além de questões físicas, pois engloba também aspectos emocionais, sociais, intelectuais, profissionais e espirituais”, explica Fábio.
Vale ressaltar que investir na equipe aumenta a produtividade e também diminui o índice de adoecimento e o número de colaboradores afastados por questões relacionadas à saúde. O programa contribui também para que as empresas permaneçam com um ambiente saudável de relacionamento, convívio e colaboração. “A intenção é mobilizar a alta liderança das empresas, principalmente, o CEO e o gestor de RH, assim como a criação de um grupo de trabalho (ou comitê) que irá propor um conjunto de recomendações e indicadores para o Programa”, afirma o diretor.
Segundo as instituições, estudos revelam que o custo médico representa 30% do que uma empresa gasta com saúde, enquanto os outros 70% estão na perda de produtividade, já que os empregados trabalham pior, faltam no serviço ou trabalham e vão embora antes do fim do expediente por se sentirem mal.
“O propósito do programa é mobilizar a direção das empresas, destacadamente seu presidente e responsável por RH, para a adesão a um movimento em prol da melhoria da Saúde Corporativa a fim de gerar maior valor em suas ações e contribuir para a redução de custos e ganhos de produtividade”, explica Luiz Edmundo Prestes Rosa, diretor de Desenvolvimento de Pessoas da ABRH-Brasil.
Um grupo de trabalho vai propor um conjunto de recomendações e indicadores para o programa, bem como desenvolver formas de incentivo para que as empresas invistam em melhorias na gestão da Saúde Corporativa. “O programa também pretende estimular a melhor utilização de recursos, a redução de desperdícios, a sinergia entre serviços e os diversos atores, propiciando a geração de valor, redução de custos e a melhoria da produtividade”, completa Luiz Edmundo.
Inscrições: