A pele é uma das partes que mais sofrem neste tempo seco. Com a baixa umidade do ar, é comum que entre os meses de agosto e setembro, apresentem sinais de ressecamento. Esse período, especialmente em Brasília, pode afetar a saúde da pele de diversas maneiras. Entre elas, os lábios costumam ficar rachados, o nariz também é uma parte do corpo que sofre com a secura e o próprio rosto, pés e cotovelos tendem também a ficar muito ressecados devido ao tempo.

A dermatologista Regina Buffman, explica que para evitar os danos decorrentes da seca, a hidratação deve começar de dentro para fora. “Beber bastante água é fundamental. Não abusar de banhos quentes e prolongados. Usar sabonetes do tipo syndet e hidratar a pele após o banho diariamente com produtos ricos em óleos vegetais e que sejam capazes de criar uma espécie de película protetora”, afirma a dermatologista.

Para a especialista, os cuidados com a pele devem ser feitos o ano todo, bem como a utilização do protetor solar, pois são essas ações rotineiras que evitam o surgimento de problemas indesejados conforme o clima de cada estação do ano.

E para manter a pele saudável, a dermatologista elencou algumas dicas de cuidados:

-Beber pelo menos 2 litros de água por dia;

-Utilizar o protetor solar até mesmo para ficar em casa;

-Evitar coçar a pele, pois pode causar inflamações ou até mesmo infecções;

-Evitar banhos demorados com água muito quente;

-Em caso de ressecamento severo da pele, procurar o dermatologista.