Nas últimas três décadas, a quantidade de pessoas com menos de 50 anos diagnosticadas com câncer aumentou 79%. O dado foi publicado na terça-feira (5/9), pela revista científica BMJ Oncology. O crescimento dos casos de câncer nesta categoria de adultos foi comentado pela oncologista Ana Carolina Salles, da Oncoclínicas Brasília. Ela, que foi entrevistada no CB.Saúde desta quinta-feira (7/9), explicou ser esperado esses aumento nos diagnósticos.
“Isso chama a atenção, porque sabemos que o câncer é uma doença mais frequente em pessoas mais velhas. Muitas vezes, ele está relacionado ao envelhecimento. No consultório, temos notado até que essa patologia também está atingindo abaixo de 35 anos. Então, é imporante nos atentarmos sobre isso”, disse a médica, em entrevista à jornalista Carmen Souza.
Hábitos e estilo de vida
Engana-se quem pensa que a explicação para o aumento no número de casos de câncer nos mais jovens está relacionada com heranças genéticas. Segundo a oncologista, o avanço desta patologia nas novas gerações perpassa a adoção de maus hábitos de alimentação e o sedentarismo.
“As principais causa são ambientais e têm relação com o estilo de vida”, pontuou. Questões como sobrepeso e obesiedade são os principais fatores de risco, contou a médica.
Confira o CB.Saúde completo e tire as suas dúvidas:
Fonte: Correio Braziliense