brasília: 61 3327-9889   |  são paulo: 11 2619-0618

adm.midiaeconexao@gmail.com

Correio Braziliense: IA torna procedimentos odontológicos mais precisos e indolores; entenda

A “odontologia digital” possibilita softwares de alta precisão a realizarem diagnóstico e procedimentos mais confortáveis ao paciente

Uma saúde bucal de qualidade e a melhora na autoestima é o sonho para muitas pessoas, mas o medo de procedimentos odontológicos podem impedi-las de realizar. Nos últimos anos, com os avanços exponenciais da tecnologia no setor de odontologia, surgiu o que é chamado pelos especialistas de “odontologia digital”, essa tecnologia permite que softwares de alta precisão, realizem diagnósticos e auxiliem em procedimentos mais precisos, seguros e indolores, tornando a ida ao dentista mais fácil.

Para Fábio Lara, dentista e professor de odontologia digital da faculdade Aria, as utilidades da odontologia digital impactam diretamente no dia a dia do paciente. “Existem atualmente scanners capazes de diagnosticar a cárie com alta precisão sem a necessidade de expor o paciente a radiação. Já para a remoção dessa cárie, o uso dos lasers de alta precisão podem removê-las sem a necessidade de cirurgia, permitindo um tratamento menos invasivo, e tornando a ida ao dentista bem mais confortável ao paciente quem tem medo”, contou.

“Com os tratamentos ortodônticos, um dos mais comuns em consultórios, a odontologia digital permite um planejamento mais rápido, e simulações ao paciente de como vai ficar o resultado do tratamento”, disse. Por meio do uso desses softwares, também é possível planejar e fazer cirurgias mais precisas, o que leva a uma melhor recuperação do paciente, evitando que ele precise retornar para refazer algum ajuste.

Sobre os custos aos pacientes com o uso da inteligência artificial nos procedimentos odontológicos, Fábio pontua: “Embora a implementação de tecnologias digitais possa envolver um custo inicial de implementação, essas tecnologias permitem a redução do tempo de tratamento, o que impacta no valor final ao paciente”.

Odontologia digital na prática

Luciano Lima, paratleta, fez um implante dentário com o uso da odontologia digital. A cirurgia, além de ter sido indolor, auxiliou na perda do medo de procedimentos odontológicos e aumentou a autoestima. “As imagens de alta precisão em 3D localizaram os pontos exatos em que iriam os pinos para os implantes. Mesmo com um pouco de apreensão do procedimento, eu nunca pensei que seria totalmente indolor, não senti nada, eu falei com outros amigos que fizeram o mesmo procedimento em outras clínicas e disseram que sentiram dor, inchaço e usaram o medicamento recomendado por mais tempo”, contou.

Impactos na qualidade de vida

A saúde bucal impacta diretamente na qualidade de vida e na autoestima. Um estudo realizado pelo Percepções Latino-americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança, feito pela Edelman Insights, mostra que a perda de dentes aparece como o segundo fator que mais impacta na qualidade de vida de pessoas entre 45 e 70 anos. Para 32% dos entrevistados, viver sem dentes os impossibilita de ter uma rotina saudável e ativa. Foram entrevistados 600 latino-americanos — 151 destes brasileiros.

Fonte: Correio Braziliense

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
Jornal de Brasília: Mitos e verdades sobre acupuntura para gestantes

A gestação é um momento mágico para grande parte das mulheres, mas também é um período cercado de dúvidas, medos e desconfortos físicos. Na gravidez, muitos remédios não são seguros. Uma alternativa é a acupuntura, médicos indicam a terapia para tratar vários incômodos como, por exemplo, enjoos, azia, dores nas

leia mais »