brasília: 61 3327-9889   |  são paulo: 11 2619-0618

adm.midiaeconexao@gmail.com

Correio Braziliense: Dia de Combate ao Câncer: oncologista fala da importância de hábitos saudáveis

Dia Mundial do Combate ao Câncer é celebrado neste 8 de abril. A data foi criada pela OMS, e visa ampliar os esforços de prevenção e apoio aos pacientes que lutam contra a doença

Esta segunda-feira (8/4) é conhecida como o Dia Mundial da Luta Contra o Câncer, uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data visa aumentar a conscientização e reforçar o papel da população na luta contra a doença. Com o tema Unindo Forças para um Futuro sem Câncer, a campanha deste ano busca incentivar ações e fortalecer o compromisso global para reduzir o impacto da doença no mundo.

Um estilo de vida equilibrado é importante até após o diagnóstico de um câncer. “Evidências científicas mostram que as taxas de recidiva diminuem em até 30% em pacientes que aderem a hábitos saudáveis”, destaca.

Uma boa alimentação tem papel fundamental na redução dos riscos de desenvolver diversos tipos de cânceres. “Estudos mostram que dietas baseadas no consumo de açúcar, gorduras saturadas e gorduras trans e alimentos ultraprocessados contribuem para o aumento dos índices de câncer de várias formas”, ressalta.

Recomendações específicas para prevenção do câncer

Carne vermelha e processadas:

Segundo a OMS, o consumo de carnes processadas como: salsicha, linguiça, presunto e bacon, aumentam significativamente o risco de desenvolvimento de câncer de intestino. O consumo elevado de carne vermelha (suína, bovina e carneiro), também é considerado um fator de provável ação cancerígena.

Açúcares e bebidas açucaradas:

É preciso atenção quanto ao consumo excessivo do açúcar, pois pode resultar em ingestão de calorias além do necessário, o que leva ao aumento do peso e gordura corporal. Segundo o American Institute for Cancer Research, é o excesso de gordura corporal que aumenta o risco de desenvolvimento do câncer, não apenas o açúcar como fator isolado. Desta forma, recomenda-se a ingestão de uma dieta rica em alimentos nutritivos como grãos integrais, vegetais, frutas e feijões e a substituição de bebidas açucaradas por aquelas de baixa ou nenhuma caloria.

Sal (cloreto de sódio):

O excesso do sal está relacionado a maior incidência de câncer. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que sejam consumidos no máximo cinco gramas de sal por dia. Sendo que 2g estejam presentes naturalmente nos alimentos e apenas 3g (duas colheres de chá rasas) sejam acrescentados no preparo das refeições em um dia.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post