brasília: 61 3327-9889   |  são paulo: 11 2619-0618

adm.midiaeconexao@gmail.com

Comunidade VIP: PLÁSTICA GENGIVAL: QUANDO E PARA QUEM O PROCEDIMENTO É INDICADO

A plástica gengival é um procedimento que ajuda a garantir a recuperação do visual da gengiva que necessita passar por uma reconstrução – seja por não ser capaz de cobrir raízes dentárias expostas, para engrossar tecidos gengivais muito finos e, até mesmo, para melhorar o aspecto de regiões com pinos ou canais em tratamento.

O dentista Alessandro Januário, especialista em periodontia e reitor do Instituto Aria de odontologia, explica que o procedimento pode ser feito por aspecto funcional ou para questões estéticas. “A gente tem alguns procedimentos realizados, como correção de sorriso gengival – quando a pessoa sorri e mostra mais gengiva do que dente –, quando tem raízes expostas e a gente precisa cobrir as raízes, podemos aumentar a quantidade de gengiva queratinizada para que ela seja uma gengiva mais resistente ou ainda aumentar a espessura dela”, explica. Portanto, o procedimento é indicado para corrigir:

– sorriso gengival, quando aparece mais gengiva do que deveria, geralmente mais de 3 milímetros;
– raízes expostas, para evitar a possibilidade de quadros de infecções, por exemplo.

Qualquer pessoa que tenha alterações gengivais que afetem sua funcionalidade ou estética pode fazer a cirurgia, contando que o procedimento seja recomendado e realizado por cirurgiões odontológicos com experiência na técnica. O objetivo é garantir o bem-estar do paciente. “É muito difícil você ter um sorriso funcional e esteticamente bom se quando sorri aparece muito a gengiva ou se tem desníveis das margens gengivais. É preciso ter uma harmonia entre a gengiva e os dentes”, aponta Alessandro Januário.

Após a cirurgia, é necessário tomar alguns cuidados: alimentação à base de líquidos e pastosos em temperatura ambiente nas primeiras 48 horas e repouso de 72 horas, sem fazer esforço físico e bucal, são essenciais. Depois de uma semana, os pontos já podem ser retirados em consultório e em 30 dias o desconforto deve desaparecer.

 

Fonte: Comunidade VIP

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
Jornal de Brasília: Mitos e verdades sobre acupuntura para gestantes

A gestação é um momento mágico para grande parte das mulheres, mas também é um período cercado de dúvidas, medos e desconfortos físicos. Na gravidez, muitos remédios não são seguros. Uma alternativa é a acupuntura, médicos indicam a terapia para tratar vários incômodos como, por exemplo, enjoos, azia, dores nas

leia mais »