brasília: 61 3327-9889   |  são paulo: 11 2619-0618

adm.midiaeconexao@gmail.com

CORREIO BRAZILIENSE: Como metanol afeta o organismo? Especialista explica

Substância pode causar cegueira irreversível; casos alertam para os perigos da venda de bebidas falsas ou contrabandeadas

Registros de mortes por ingestão de metanol em bebidas alcoólicas em setembro acenderam o alerta de autoridades em saúde. Nesta segunda-feira (29/9), o estado de São Paulo registrou a terceira morte por suspeita de intoxicação pela substância em bebidas alcoólicas adulteradas.

Diferente do etanol, álcool presente nas bebidas alcoólicas, o metanol é altamente tóxico e pode levar à perda de visão e outras complicações. Diferentes no uso, os dois compostos se assemelham na aparência e no cheiro, o que torna mais difícil a fiscalização. A presença da substância é um alerta aos perigos do contrabando de bebidas alcoólicas. 

A oftalmologista e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) Stefânia Diniz explica como o metanol age no organismo. Segundo a médica, quando metabolizado pelo fígado, a substância é transformada em formaldeído (o formol) e ácido fórmico. Este segundo causa a chamada hipóxia celular, que consiste na falta de oxigênio nas células. 

“Mesmo que haja oxigênio no nosso organismo, é como se o ácido fórmico competisse com as células por ele”, explica. Sem o oxigênio, as células ficam impossibilitados de produzir energia por meio da respiração, o que leva a consequência graves e até à morte. 

Esse ácido fórmico pode atingir todas as células do organismo, mas alguns órgãos são mais vulneráveis aos efeitos. “Os olhos, especialmente o nervo óptico e a retina, são muito sensíveis, o que explica a perda de visão”, explica a especialista. Segundo a oftalmologista, 10mL são o suficiente para causar um quadro de cegueira irreversível. 

A perda de visão foi um dos sintomas da designer de interiores Radharani Domingos, 43 anos, em São Paulo (SP). À Globo, a vítima relatou que consumiu três caipirinhas com vodka e chegou a ser entubado. 

“O cérebro também é afetado, levando a sintomas como confusão, perda da coordenação motora e até coma”, destaca a médica. “Além disso, o desequilíbrio químico provocado pela intoxicação pode causar vômitos, dor abdominal e um odor característico do hálito”.

Em caso de suspeita, a recomendação é levar o indivíduo imediatamente ao hospital. 

FONTE: https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2025/09/7259003-como-metanol-afeta-o-organismo-especialista-explica.html

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
CORREIO BRAZILIENSE: O novo conflito do ouro em Minas Gerais

Em Paracatu, noroeste mineiro, remanescentes de quilombo denunciam ter sido privados de mais da metade do território de seus ancestrais pela mineradora Kinross, de quem cobram R$ 1 bilhão em duas ações civis públicas Escritório de Advocacia Barreto Dolabella/Divulgação FONTE: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2025/09/amp/7258035-o-novo-conflito-do-ouro-em-minas-gerais.html

leia mais »
plugins premium WordPress