brasília: 61 3327-9889   |  são paulo: 11 2619-0618

adm.midiaeconexao@gmail.com

Alô Brasília: Plástica gengival: quando e para quem o procedimento é indicado

A plástica gengival é um procedimento que ajuda a garantir a recuperação do visual da gengiva que necessita passar por uma reconstrução – seja por não ser capaz de cobrir raízes dentárias expostas, para engrossar tecidos gengivais muito finos e, até mesmo, para melhorar o aspecto de regiões com pinos ou canais em tratamento.

O dentista Alessandro Januário, especialista em periodontia e reitor do Instituto Aria de odontologia, explica que o procedimento pode ser feito por aspecto funcional ou para questões estéticas. “A gente tem alguns procedimentos realizados, como correção de sorriso gengival – quando a pessoa sorri e mostra mais gengiva do que dente –, quando tem raízes expostas e a gente precisa cobrir as raízes, podemos aumentar a quantidade de gengiva queratinizada para que ela seja uma gengiva mais resistente ou ainda aumentar a espessura dela”, explica. Portanto, o procedimento é indicado para corrigir:

– sorriso gengival, quando aparece mais gengiva do que deveria, geralmente mais de 3 milímetros;

– raízes expostas, para evitar a possibilidade de quadros de infecções, por exemplo.

Qualquer pessoa que tenha alterações gengivais que afetem sua funcionalidade ou estética pode fazer a cirurgia, contando que o procedimento seja recomendado e realizado por cirurgiões odontológicos com experiência na técnica. O objetivo é garantir o bem-estar do paciente. “É muito difícil você ter um sorriso funcional e esteticamente bom se quando sorri aparece muito a gengiva ou se tem desníveis das margens gengivais. É preciso ter uma harmonia entre a gengiva e os dentes”, aponta Januário.

Após a cirurgia, é necessário tomar alguns cuidados: alimentação à base de líquidos e pastosos em temperatura ambiente nas primeiras 48 horas e repouso de 72 horas, sem fazer esforço físico e bucal, são essenciais. Depois de uma semana, os pontos já podem ser retirados em consultório e em 30 dias o desconforto deve desaparecer.

Fonte: Alô Brasília

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
Correio Braziliense: Uma chaga aberta na saúde global

Ao se retirar da OMS, Donald Trump compromete imagem do país como liderança, dizem especialistas. Programas universais, como vacinação, erradicação da malária e combate ao HIV/Aids, serão afetados A saída dos Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde (OMS), anunciada pelo presidente Donald Trump, coloca em risco não só importantes

leia mais »
Agro Mais: Ecoturismo desponta como alternativa econômica para comunidades ribeirinhas da Amazônia

O ecoturismo desponta como uma alternativa econômica promissora para comunidades ribeirinhas da Amazônia, unindo preservação ambiental e geração de renda. Dados da Organização Mundial de Turismo (OMT) mostram que cerca de 10% dos turistas globais buscam experiências ecológicas, gerando um faturamento mundial estimado em 260 bilhões de dólares. Na Amazônia,

leia mais »