brasília: 61 3327-9889   |  são paulo: 11 2619-0618

adm.midiaeconexao@gmail.com

ESTADO DE MINAS: Quilombolas denunciam exploração e expulsão de suas terras em cidade de MG

Em Paracatu remanescentes de quilombo afirmam ter sido privados de mais da metade do território de ancestrais pela mineradora Kinross, de quem cobram R$ 1 bi

Uma área de práticas e histórias ancestrais, onde gerações de escravizados encontraram refúgio para escapar da servidão e sobreviver à crueldade hoje tem mais da metade de seu terreno (52,3%) ocupada por estruturas de mineração de ouro, incluindo uma das maiores barragens de rejeitos do mundo, a Eustáquio.

Atualmente, sobre área que já foi do antigo Quilombo do Machadinho, em Paracatu (MG), no Noroeste do estado, a 500 quilômetros de Belo Horizonte (MG), estão represados nada menos do que 506,4 milhões de metros cúbicos (m³) de rejeitos com tratamentos químicos, provenientes da Mina Morro do Ouro, explorada pela mineradora canadense Kinross.

Para que se tenha uma dimensão do tamanho dessa represa, basta dizer que o volume de rejeitos que ela abriga é 10,3 vezes maior do que os 49 milhões de m³ liberados pelo rompimento das barragens do Fundão (Mariana-MG) e da Mina Córrego do Feijão (Brumadinho-MG), juntas.

FONTE: https://www.em.com.br/gerais/2025/09/7258056-quilombolas-denunciam-exploracao-e-expulsao-de-suas-terras-em-cidade-de-mg.html

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
CORREIO DA MANHÃ: Chuva no DF só no final do mês

O início da primavera trouxe esperança de chuva para os brasilienses, quando choveu em diversas regiões do Distrito Federal no final de setembro e início de outubro. No entanto, logo cessou. E agora, o Correio da Manhã apurou que mais chuvas só devem ocorrer no final de outubro. Até lá:

leia mais »
plugins premium WordPress